
Por jean pierre em 28/02/2017 18:14:46
Princípios específicos do planejamento
Com base na atitude e visão interativa diante do planejamento, Ackoff (1974) apresenta quatro princípios de planejamento que podem ser considerados como específicos: planejamento participativo, coordenado, integrado e permanente.
Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é elaborá-lo mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo.
Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.
Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa de porte médio ou grande devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de "cima para baixo" (do alto escalão para os níveis mais baixo) e os meios para atingi-los, "de baixo para cima".
Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.
Com base na atitude e visão interativa diante do planejamento, Ackoff (1974) apresenta quatro princípios de planejamento que podem ser considerados como específicos: planejamento participativo, coordenado, integrado e permanente.
Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é seu produto, ou seja, o plano, mas o processo envolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é elaborá-lo mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo.
Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.
Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa de porte médio ou grande devem ter seus planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresariais dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de "cima para baixo" (do alto escalão para os níveis mais baixo) e os meios para atingi-los, "de baixo para cima".
Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.