Questões Sociologia

A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico ma...

Responda: A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico marcado, de um lado, pela ânsia de consagrar o moderno conceito de democracia, menos formal e mais identificado ...


Q112388 | Sociologia, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico marcado, de um lado, pela ânsia de consagrar o moderno conceito de democracia, menos formal e mais identificado com as práticas de cidadania; de outro, pela acelerada urbanização, que leva à mobilização de crescente número de setores da sociedade em busca de soluções para os problemas que a nova realidade urbana fez emergir. Não por acaso, a CF dedica um capítulo às políticas urbanas. Da criação de secretaria, em 1995, passando pelo Estatuto das Cidades, em 2001, e chegando ao Ministério das Cidades, em 2003, um importante caminho foi percorrido, culminando com a aprovação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.



Considerando o texto acima, relativamente à caracterização da sociedade brasileira contemporânea e a aspectos ligados ao planejamento e à gestão de serviços públicos no Brasil, julgue os itens seguintes.



Aspecto marcante e definidor da história do país, a desigualdade social tornou-se componente essencial da urbanização brasileira, tendo estabelecido uma relação direta entre a renda e o acesso a serviços básicos como saneamento e transporte, ou seja, quanto menor aquela, menor este.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 01:26:07🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A desigualdade social é, de fato, um aspecto marcante e definidor da história do Brasil, influenciando diretamente a urbanização do país. A relação entre renda e acesso a serviços básicos como saneamento e transporte é uma realidade, onde geralmente as camadas mais pobres da população têm menor acesso a esses serviços essenciais. Portanto, a afirmação de que a desigualdade social estabeleceu uma relação direta entre a renda e o acesso a serviços básicos está correta.

Essa relação evidencia a necessidade de políticas públicas eficazes para reduzir as desigualdades sociais e garantir o acesso equitativo da população aos serviços essenciais, promovendo assim uma maior inclusão social e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.