Questões Geoprocessamento

Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica SIG precisam co...

Responda: Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica SIG precisam conhecer o domínio da área, combinando conceitos e nomenclaturas correntes em informática com os conceitos e nom...


Q112735 | Geoprocessamento, Analista de Geoprocessamento, MPE SC, ACAFE

Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica SIG precisam conhecer o domínio da área, combinando conceitos e nomenclaturas correntes em informática com os conceitos e nomenclaturas utilizados nos SIGs. Nesse contexto, correlacione os termos a seus respectivos conceitos.

( 1 ) Dados
( 2 ) Projeção cartográfica
( 3 ) Dígito
( 4 ) Projeção transversa de Mercátor
( 5 ) Projeção esteriográfica

( ) Sinal ou símbolo utilizado para representar uma quantidade específica de informação.
( ) Projeção conforme perspectiva sobre um plano tangente, em que o ponto de projeção se situa na extremidade oposta ao diâmetro da esfera, partindo do plano de tangência do plano.
( ) Técnica utilizada para representar, sobre uma superfície plana, por meio de processos de transformação geométrica, os fenômenos que ocorrem na natureza.
( ) Números, caracteres e símbolos que identificam, qualificam e quantificam fatos ou ocorrências e que ao serem processados resultam em informação.
( ) Projeção cilíndrica conforme que tem um giro de 90º em azimute. O meridiano central é representado por uma linha reta, que corresponde à linha do equador. Com exceção do meridiano central, nenhuma linha é reta, nem os paralelos geodésicos, nem os meridianos geográficos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 16/01/2025 09:11:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Correlacionando os termos aos seus respectivos conceitos, temos:

( 1 ) Dados: Números, caracteres e símbolos que identificam, qualificam e quantificam fatos ou ocorrências e que ao serem processados resultam em informação.

( 2 ) Projeção cartográfica: Técnica utilizada para representar, sobre uma superfície plana, por meio de processos de transformação geométrica, os fenômenos que ocorrem na natureza.

( 3 ) Dígito: Sinal ou símbolo utilizado para representar uma quantidade específica de informação.

( 4 ) Projeção transversa de Mercátor: Projeção cilíndrica conforme que tem um giro de 90º em azimute. O meridiano central é representado por uma linha reta, que corresponde à linha do equador. Com exceção do meridiano central, nenhuma linha é reta, nem os paralelos geodésicos, nem os meridianos geográficos.

( 5 ) Projeção esteriográfica: Projeção conforme perspectiva sobre um plano tangente, em que o ponto de projeção se situa na extremidade oposta ao diâmetro da esfera, partindo do plano de tangência do plano.

Assim, a sequência correta, de cima para baixo, é: 3 - 5 - 2 - 1 - 4, o que corresponde à alternativa d).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.