Questões Geografia

“…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atra...

Responda: “…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a ...


Q11477 | Geografia, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

“…o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica.” (ADAS, 2004, p.300)

Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:

I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.

II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.

III) observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior ex- pressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.

IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.

V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 11:48:03🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

Comentário:
Para resolver essa questão, vamos analisar cada afirmativa:

I) Correta. Tanto o Nordeste na década de 1950, quanto o Centro-Oeste e a Amazônia a partir da década de 1990, são considerados áreas de repulsão populacional, ou seja, locais de onde as pessoas estão saindo em busca de melhores condições de vida.

II) Incorreta. Na década de 1990, houve sim uma reativação de alguns setores da economia nordestina, como citado, porém não houve um fluxo de retorno de população para o Nordeste, mas sim uma diminuição do êxodo populacional.

III) Correta. Nas regiões de fronteira agropecuária, a expansão da produção agrícola tem gerado aumento do emprego e da renda, atraindo assim a população migrante.

IV) Incorreta. O aumento do saldo migratório em São Paulo, entre 1991 e 2000, revela que houve um aumento no fluxo de entrada de migrantes, porém não houve uma diminuição significativa das saídas do estado.

V) Correta. As tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano, ou seja, movimentações dentro das regiões e entre áreas urbanas.

Portanto, a alternativa correta é a letra e) II, III e V, pois são as afirmativas que estão corretas.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.