
Por Matheus Fernandes em 11/01/2025 18:58:04🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
No estágio pré-operatório, a criança ainda não desenvolveu a capacidade de realizar operações mentais lógicas. Ela ainda não consegue compreender a conservação de quantidade, ou seja, a ideia de que a quantidade de um líquido permanece a mesma mesmo que seja transferida para recipientes de formatos diferentes. Portanto, ao colocar o líquido de um copo em outro de formato diferente, a criança em fase pré-operacional pode pensar que há mais líquido em um do que em outro, devido à aparência visual.
As características do estágio sensório-motor, o primeiro estágio proposto por Piaget, incluem a coordenação das atividades sensoriais e motoras, a ausência de pensamento simbólico e a progressiva aquisição da noção de permanência do objeto. Esse estágio ocorre aproximadamente nos dois primeiros anos de vida da criança.
No estágio pré-operatório, a criança ainda não desenvolveu a capacidade de realizar operações mentais lógicas. Ela ainda não consegue compreender a conservação de quantidade, ou seja, a ideia de que a quantidade de um líquido permanece a mesma mesmo que seja transferida para recipientes de formatos diferentes. Portanto, ao colocar o líquido de um copo em outro de formato diferente, a criança em fase pré-operacional pode pensar que há mais líquido em um do que em outro, devido à aparência visual.
As características do estágio sensório-motor, o primeiro estágio proposto por Piaget, incluem a coordenação das atividades sensoriais e motoras, a ausência de pensamento simbólico e a progressiva aquisição da noção de permanência do objeto. Esse estágio ocorre aproximadamente nos dois primeiros anos de vida da criança.