Questões Comunicação Social

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de...

Responda: Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, di...


Q144866 | Comunicação Social, Analista Judiciário Comunicação Social, TRT 3a Região, FCC

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 01/01/2025 16:51:44🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A responsabilidade social agrega valor à marca.

A responsabilidade social empresarial é um conceito que se refere à forma como as empresas integram preocupações sociais, ambientais e econômicas em suas operações e interações com seus stakeholders. Quando uma empresa adota práticas socialmente responsáveis, como apoiar projetos sociais, preservar o meio ambiente, promover a igualdade de gênero, entre outras ações, ela agrega valor à sua marca.

No cenário apresentado, a empresa líder do mercado ganhou e manteve o selo de empresa amiga da criança, divulgando peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. Isso demonstra que a responsabilidade social contribui para a construção de uma imagem positiva da empresa perante seus consumidores, o que pode influenciar na decisão de compra e na fidelização do cliente. Portanto, a alternativa correta é que a responsabilidade social agrega valor à marca.
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