
Por Rodrigo Ferreira em 21/01/2025 00:06:31🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, é importante entender a relação entre ensino, avaliação e currículo.
Na concepção tradicional de currículo, havia uma separação clara entre ensino e avaliação, sendo esta última vista como um momento final e separado do processo de ensino-aprendizagem. Nesse modelo, a avaliação era muitas vezes utilizada apenas para classificar os alunos, sem necessariamente contribuir para a melhoria do ensino.
No entanto, atualmente, a tendência é integrar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação de forma mais orgânica e contínua. A avaliação deixa de ser vista apenas como um momento final e passa a ser parte integrante do processo educativo, contribuindo para a reflexão do professor e do aluno sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser desenvolvido.
Portanto, a afirmação de que a dicotomia entre ensino e avaliação é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo está ERRADA.
Gabarito: b) Errado
Na concepção tradicional de currículo, havia uma separação clara entre ensino e avaliação, sendo esta última vista como um momento final e separado do processo de ensino-aprendizagem. Nesse modelo, a avaliação era muitas vezes utilizada apenas para classificar os alunos, sem necessariamente contribuir para a melhoria do ensino.
No entanto, atualmente, a tendência é integrar o processo de ensino, aprendizagem e avaliação de forma mais orgânica e contínua. A avaliação deixa de ser vista apenas como um momento final e passa a ser parte integrante do processo educativo, contribuindo para a reflexão do professor e do aluno sobre o que foi aprendido e o que ainda precisa ser desenvolvido.
Portanto, a afirmação de que a dicotomia entre ensino e avaliação é superada quando o processo avaliativo se reveste de aparência científica e se torna um ponto primordial do final de um processo está ERRADA.
Gabarito: b) Errado