
Por Lorena Costa de Souza em 31/10/2021 17:02:18
O planejamento, dentro de uma perspectiva educacional, é um ato político/educacional, envolvendo o ato de ensinar, suas intenções e intencionalidades.
Pensar a prática educativa reflete pensar os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação do aluno e do professor.
Planejar evita a improvisação, torna mais eficiente sua conduta, e evita a mecanização do conhecimento, é o momento em que o professor reflete e pesquisa.
Quando falamos de uma abordagem crítica, observamos que todos os passos ligados à construção desse planejamento são interligados, as habilidades e competências são trabalhadas em conjunto com as técnicas de ensino.
Pensar a prática educativa reflete pensar os objetivos, os conteúdos, a metodologia, a avaliação do aluno e do professor.
Planejar evita a improvisação, torna mais eficiente sua conduta, e evita a mecanização do conhecimento, é o momento em que o professor reflete e pesquisa.
Quando falamos de uma abordagem crítica, observamos que todos os passos ligados à construção desse planejamento são interligados, as habilidades e competências são trabalhadas em conjunto com as técnicas de ensino.