Questões Psicologia Avaliação psicológica

O laudo psicológico diferencia-se do relatório psicológico por ter como objetivo sub...

Responda: O laudo psicológico diferencia-se do relatório psicológico por ter como objetivo subsidiar uma ação ou decisão. Por isso, o poder de interferir na vida das pessoas, influenciando, por exemplo, d...


Q151520 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às formas de apresentação de resultados da avaliação psicológica, julgue os itens seguintes.

O laudo psicológico diferencia-se do relatório psicológico por ter como objetivo subsidiar uma ação ou decisão. Por isso, o poder de interferir na vida das pessoas, influenciando, por exemplo, decisões judiciais relativas à guarda de filhos ou à adoção de crianças.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 16:38:56🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O laudo psicológico e o relatório psicológico são documentos utilizados na prática da avaliação psicológica, porém, possuem finalidades distintas.

O laudo psicológico tem como objetivo principal subsidiar uma ação ou decisão, ou seja, ele é elaborado com base em uma demanda específica e busca fornecer informações que possam auxiliar em determinada situação, como em processos judiciais, por exemplo.

Já o relatório psicológico, embora também contenha informações sobre a avaliação realizada, não tem o mesmo caráter conclusivo e decisório do laudo. Ele é mais descritivo e informativo, sem a finalidade de influenciar diretamente em decisões importantes.

Portanto, a afirmação de que o laudo psicológico diferencia-se do relatório psicológico por ter como objetivo subsidiar uma ação ou decisão, como influenciar decisões judiciais, está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.