Questões Pedagogia Avaliação da aprendizagem

A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais...

Responda: A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia d...


Q153615 | Pedagogia, Avaliação da aprendizagem, Analista Judiciário Pedagogia, TSE, CONSULPLAN

A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na

I. investigação contínua do professor sobre as aprendizagens.

II. reflexão sobre a mediação pedagógica do professor.

III. classificação e aprovação/retenção dos estudantes.

IV. promoção da aprendizagem dos alunos.

Assinale

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 01/01/2025 22:07:55🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatiza uma concepção de avaliação que está alinhada com uma perspectiva de aprendizagem processual e contínua, em consonância com uma pedagogia diferenciada. Nesse sentido, as orientações contidas no documento destacam:

I. A importância da investigação contínua do professor sobre as aprendizagens dos alunos, ou seja, a necessidade de acompanhar de perto o desenvolvimento e progresso dos estudantes.

II. A reflexão sobre a mediação pedagógica do professor, ou seja, a análise crítica das práticas educativas adotadas para promover a aprendizagem dos alunos.

IV. A promoção da aprendizagem dos alunos como foco central da avaliação, priorizando o desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes.

Portanto, as afirmativas corretas são I, II e IV, o que corresponde à alternativa c).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.