Questões Teologia

"A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por...

Responda: "A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por Esdras, o escriba, por volta de 458 a.C., no período persa. Todavia, os judeus afirmavam popularmente que ela...


Q15805 | Teologia, Primeiro Tenente, Marinha do Brasil, MB

"A tradição oral teve seus primórdios com a nova ênfase colocada na lei (escribismo)por Esdras, o escriba, por volta de 458 a.C., no período persa. Todavia, os judeus afirmavam popularmente que ela remontava ao próprio Moisés. Ele, diziam eles, a recebera de Deus ao mesmo tempo que a lei escrita, mas com instruções para não escrever a lei oral. A lei oral (ou tradição dos pais) não cresceu da noite para o dia, mas desenvolveu-se através de várias gerações, à medida que surgiam perguntas acerca da lei escrita. Constituía-se de interpretações rabínicas da Torah. Naturalmente apareceram diferenças nas interpretações, à medida que o tempo passava."

Quem eram os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo?
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 12:08:57🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Os dois grandes expoentes da tradição oral do 1° século antes de Cristo eram o fariseu Hillel, que era liberal em seus pronunciamentos, e o fariseu Shammai, que era muito estrito e legalístico.

Hillel e Shammai eram líderes de escolas de pensamento dentro do judaísmo e suas interpretações da lei judaica muitas vezes diferiam em relação a diversos aspectos. Hillel tendia a adotar uma postura mais flexível e compassiva, enquanto Shammai era conhecido por sua rigidez e exigência estrita no cumprimento da lei.

Essas diferenças de interpretação entre Hillel e Shammai contribuíram para enriquecer o debate e a compreensão da lei judaica na época.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.