Questões Direito Tributário Taxas

Projeto de lei estadual, no intuito de fiscalizar a pesca esportiva no rio Piracicab...

Responda: Projeto de lei estadual, no intuito de fiscalizar a pesca esportiva no rio Piracicaba, foi enviado à Assembleia Legislativa, propondo a criação da Taxa de Fiscalização de Pesca do Rio Piracic...


Q163950 | Direito Tributário, Taxas, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Projeto de lei estadual, no intuito de fiscalizar a pesca esportiva no rio Piracicaba, foi enviado à Assembleia Legislativa, propondo a criação da Taxa de Fiscalização de Pesca do Rio Piracicaba, como meio de custear aparato fiscalizador estadual das atividades de pesca do referido rio. Tendo em vista que os benefícios trazidos por tal fiscalização atingiriam toda a população das cidades ribeirinhas, o projeto de lei em questão propunha que a base de cálculo da taxa pelo exercício do poder de polícia sobre a pesca esportiva fosse o valor venal dos imóveis localizados no perímetro urbano das cidades, desde que esses imóveis se encontrassem na zona limítrofe do rio Piracicaba, até a distância máxima de 10 km. O projeto de lei não foi aprovado pela Assembleia Legislativa, tendo sido arquivado, sob o fundamento de inconstitucionalidade.

Com base na situação descrita acima, é correto afirmar:

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 19/03/2025 13:49:40🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A alternativa correta é a letra b), que afirma que a taxa não pode ter base de cálculo idêntica à que corresponda a um imposto. Segundo o artigo 145, § 2º, da Constituição Federal, as taxas não podem ter base de cálculo própria de impostos. No caso descrito, a proposta de taxa tinha como base de cálculo o valor venal dos imóveis, que é a mesma base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), configurando uma violação ao princípio constitucional.

As demais alternativas estão incorretas:
a) A competência para instituir taxas pelo exercício do poder de polícia não é exclusiva dos municípios; os estados também possuem essa competência.
c) A contribuição de melhoria é cobrada quando há valorização imobiliária decorrente de obra pública, o que não se aplica diretamente ao caso de fiscalização de pesca.
d) A criação de um imposto com base de cálculo idêntica à do IPTU também violaria o princípio da vedação ao imposto com base de cálculo de outro imposto.
e) A União não tem competência exclusiva para instituir impostos extraordinários com base de cálculo do IPTU; além disso, impostos extraordinários são instituídos em caso de guerra externa ou sua iminência.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.