Questões Direito Tributário Simples Nacional

Sobre o regime tributário do Simples Nacional, considere:I. Consideram-se isent...

Responda: Sobre o regime tributário do Simples Nacional, considere:I. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou d...


Q166006 | Direito Tributário, Simples Nacional, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SEFAZ PE, FCC

Sobre o regime tributário do Simples Nacional, considere:

I. Consideram-se isentos do imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste do beneficiário, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

II. Não poderão recolher os impostos e contribuições na forma do Simples Nacional a microempresa ou a empresa de pe- queno porte que possua débito com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, ou com as Fazendas Públicas Federal, Estadual ou Municipal, ainda que estejam com a exigibilidade suspensa.

III. Os processos relativos a impostos e contribuições abrangidos pelo Simples Nacional serão ajuizados em face da União, que será representada em juízo pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.


Está correto o que se afirma APENAS em
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 16/01/2025 22:37:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c) I e III.

Comentário:

I. A afirmação I está correta. De acordo com a Lei Complementar nº 123/2006, que institui o Simples Nacional, os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio da microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional são considerados isentos do imposto de renda, exceto quando se referirem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados.

III. A afirmação III também está correta. Conforme a legislação do Simples Nacional, os processos relativos a impostos e contribuições abrangidos por esse regime serão ajuizados em face da União, que será representada em juízo pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Portanto, a resposta correta é a alternativa c) I e III.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.