Questões Economia Desenvolvimento Econômico

A emergência de novos centros dinâmicos de crescimento no interior do Brasil associa...

Responda: A emergência de novos centros dinâmicos de crescimento no interior do Brasil associada à persistência das desigualdades regionais e à preservação do meio ambiente tem aumentado o interesse pela ...


Q166229 | Economia, Desenvolvimento Econômico, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

A emergência de novos centros dinâmicos de crescimento no interior do Brasil associada à persistência das desigualdades regionais e à preservação do meio ambiente tem aumentado o interesse pela análise econômica regional. No estudo desta área a teoria dos polos de crescimento elaborada pelo economista francês François Perroux afirma que:

I. o crescimento acaba difundindo-se a partir desses pólos de crescimento para outras regiões, através de diversos canais de integração (meios de transporte e comunicações, comércio de bens finais, matérias-primas e insumos industriais).
II. o polo de crescimento caracteriza-se pela indústria motriz, que promove o crescimento, ao exercer efeitos de encadeamentos entre setores e regiões. Os efeitos de encadeamento gerados pela indústria motriz no interior do polo geram economias externas (infraestruturas, proximidade dos consumidores, mão-de-obra e serviços especializados) que atraem as atividades econômicas.
III. a teoria dos polos apresenta pontos comuns com a teoria da localização, uma vez que o crescimento ocorre de forma localizada. A relação básica entre as duas teorias encontra-se nas economias de aglomeração geradas nos polos urbanos-industriais. Elas resultam das interdependências entre as atividades e das economias externas. Isso explica a concentração industrial e os complexos industriais localizados no Brasil e no mundo.

Analisando as afirmativas, pode-se dizer que:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 18/07/2023 14:35:35🎓 Equipe Gabarite
Todas as afirmações, portanto, alternativa E. A Teoria dos Polos de Crescimento, desenvolvida pelo economista francês François Perroux estabelece que o crescimento não acontece ao mesmo tempo nem de forma igual em todos os lugares. Para o economista, o crescimento aparece nos polos de crescimento com intensidades variáveis, propagando-se para outras regiões.

Esses polos de crescimento surgem por conta de uma indústria motriz cujo foco geralmente está nos setores de matéria-prima, energia e transporte. A indústria motriz transforma a vida regional porque gera efeitos de encadeamento: atrai pessoas para trabalhar e atrai novas indústrias.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.