Questões Relações Humanas Trabalho em equipe

Considere a seguinte situação hipotética. Paula, auxiliar judiciária, tem entre suas...

Responda: Considere a seguinte situação hipotética. Paula, auxiliar judiciária, tem entre suas atribuições as tarefas de proceder à entrega e ao recebimento de documentos, retirar e devolver livros na bib...


Q169670 | Relações Humanas, Trabalho em equipe, Auxiliar Judiciário Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cada um dos itens subseqüentes apresenta uma
situação hipotética relativa à ética no serviço público,
seguida de uma afirmativa a ser julgada.

Considere a seguinte situação hipotética. Paula, auxiliar judiciária, tem entre suas atribuições as tarefas de proceder à entrega e ao recebimento de documentos, retirar e devolver livros na biblioteca e providenciar fotocópias. Paula atende a três setores de um tribunal regional do trabalho (TRT), sendo que, em um deles, a chefe é uma pessoa com quem Paula se relaciona muito bem. Para esse setor, Paula é sempre mais ágil e atenciosa com relação à execução das tarefas, recebendo, eventualmente, presentes da chefia do setor em agradecimento a sua presteza e seu interesse ao realizar os serviços. Nessa situação, é correto afirmar que a conduta de Paula é antiética, pois privilegia o atendimento de um setor específico e é beneficiada com presentes por essa ação.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 17/01/2025 09:44:24🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A situação descrita apresenta um claro caso de conduta antiética por parte de Paula, auxiliar judiciária. Ao privilegiar um setor específico em detrimento dos demais, Paula está agindo de forma parcial e injusta, o que fere os princípios da impessoalidade e da moralidade no serviço público.

Além disso, ao aceitar presentes da chefia do setor em agradecimento pelos favores prestados, Paula incorre em uma prática de recebimento de vantagem indevida, o que é expressamente proibido pela legislação que rege a conduta dos servidores públicos.

Dessa forma, a conduta de Paula é considerada antiética e contrária aos princípios que regem a administração pública.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.