Questões Ciências Sociais

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de...

Responda: Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura co...


Q170266 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Com base em uma perspectiva semiótica, Clifford Geertz concebe cultura como teias de significados construídos pelos homens em sociedade. Essa perspectiva se contrapõe às concepções de cultura como algo externo ao homem ou como algo superorgânico. Opõe-se também, à concepção de que a Antropologia é uma ciência experimental que busca a descoberta de leis. No que diz respeito ao posicionamento desse autor, analise as seguintes asserções.

A etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura.

PORQUE

Os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 23:26:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Clifford Geertz, antropólogo importante no campo da antropologia simbólica, defende a ideia de que a cultura é um sistema de significados construídos pelos seres humanos em sociedade. Nesse sentido, a cultura não é algo externo ao homem, mas sim algo intrínseco às suas práticas e relações sociais.

Sobre as asserções apresentadas:

A primeira asserção afirma que a etnografia não corresponde ao discurso social bruto de determinada cultura. Isso está correto, pois a etnografia consiste na descrição e interpretação das práticas culturais de um grupo humano, não se limitando apenas a reproduzir o discurso social sem uma análise mais aprofundada.

A segunda asserção afirma que os textos antropológicos são interpretações de segunda ou de terceira mão. Essa afirmação também está correta, pois os antropólogos realizam a interpretação dos dados coletados em campo, o que implica em uma mediação entre a realidade observada e a representação escrita ou discursiva dessa realidade.

Portanto, as duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. A etnografia não corresponder ao discurso social bruto não implica necessariamente que os textos antropológicos sejam interpretações de segunda ou terceira mão, embora essa seja uma prática comum na antropologia.
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