Questões Ciências Sociais

Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira ed...

Responda: Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandin...


Q170574 | Ciências Sociais, Ciências Sociais Sociologia, ENADE, INEP

Mas esse Estado hobbesiano continua marcado pelo medo. Veja-se a capa da primeira edição de Leviatã (1651), que mostra um príncipe, cuja armadura é feita de escamas que são seus súditos, brandindo ameaçador a espada. Ou veja o próprio nome, Leviatã, que é um monstro bíblico, que aparece no livro de Jó. Hobbes diz: o soberano governa pelo temor (awe) que inflige a seus súditos. Porque, sem medo, ninguém abriria mão de toda a liberdade que tem naturalmente; se não temesse a morte violenta, que homem renunciaria ao Direito que possui, por natureza, a todos os bens e corpos?

WEFFORT, F. C. Os clássicos da Política, v. II. São Paulo: Atlas, 2008 (com adaptações).

Com relação ao Estado hobbesiano e às ideias de Hobbes, conclui-se que

David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 23:30:54🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Neste trecho, o autor discute o Estado hobbesiano, baseado nas ideias de Thomas Hobbes, filósofo político inglês do século XVII. Hobbes acreditava que, no estado de natureza, os indivíduos viviam em constante guerra de todos contra todos, o que gerava um cenário de medo e insegurança. Para sair desse estado caótico, os indivíduos concordavam em abrir mão de parte de sua liberdade em troca de segurança, estabelecendo um contrato social que daria origem ao Estado soberano.

Assim, a alternativa correta é a letra b), que destaca que o medo presente no Estado hobbesiano não aterrorizaria os indivíduos, pois, para Hobbes, o medo é inerente ao estado da natureza, onde a ausência de normas leva a um cenário de pavor constante. O soberano, nesse contexto, governa pelo temor para garantir a ordem e a segurança dos súditos, evitando o retorno ao estado de natureza.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.