Questões Direito Penal Crimes contra a dignidade sexual

Geraldo, maior, capaz, constrangeu Suzana, de dezessete anos de idade, mediante vio...

Responda: Geraldo, maior, capaz, constrangeu Suzana, de dezessete anos de idade, mediante violência e grave ameaça, a manter com ele relações sexuais, em mais de uma ocasião e de igual modo. Na terceira ...


Q175377 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Defensor Público, DPE BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um nos itens seguintes, é apresentada uma situação
hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada com lastro no
direito penal.

Geraldo, maior, capaz, constrangeu Suzana, de dezessete anos de idade, mediante violência e grave ameaça, a manter com ele relações sexuais, em mais de uma ocasião e de igual modo. Na terceira investida do agente contra a vítima, em idênticas circunstâncias e forma de execução, constrangeu-a à prática de múltiplos atos libidinosos, diversos da conjunção carnal. Todos os fatos ocorreram no decurso do mês de setembro de 2010. Nessa situação, admite-se o benefício do crime continuado.

Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 13/01/2025 22:41:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

No caso apresentado, Geraldo praticou uma série de crimes de estupro contra Suzana, sendo que todos os atos foram realizados em um curto espaço de tempo, no mesmo contexto fático e com a mesma forma de execução.

De acordo com o artigo 71 do Código Penal Brasileiro, configura-se o crime continuado quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos como continuação do primeiro.

Assim, no caso apresentado, é possível sim aplicar o benefício do crime continuado, pois os atos praticados por Geraldo contra Suzana preenchem os requisitos necessários para sua configuração.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.