Questões Filosofia e Sociologia do Direito

“Levado pela onipresença dos dispositivos de disciplina, apoiando-se em todas as aparel...

Responda: “Levado pela onipresença dos dispositivos de disciplina, apoiando-se em todas as aparelhagens carcerárias, este poder se tornou uma das funções mais importantes de nossa sociedade. Nela há juízes d...


Q175679 | Filosofia e Sociologia do Direito, Defensor Público, DPE SP, FCC

“Levado pela onipresença dos dispositivos de disciplina, apoiando-se em todas as aparelhagens carcerárias, este poder se tornou uma das funções mais importantes de nossa sociedade. Nela há juízes da normalidade em toda parte. Estamos na sociedade do professor-juiz, do médico-juiz, do educador-juiz, do ‘assistente social’-juiz; todos fazem reinar a universalidade do normativo; e cada um no ponto em que se encontra, aí submete o corpo, os gestos, os comportamentos, as condutas, as aptidões, os desempenhos”.

No trecho acima, extraído da obra Vigiar e punir, Michel Foucault refere-se ao tipo de poder cujo grande apoio, na sociedade moderna, foi a rede carcerária, em suas formas concentradas ou disseminadas, com seus sistemas de inserção, distribuição, vigilância, observação. Este poder é denominado pelo filósofo de poder;
David Castilho
Por David Castilho em 06/01/2025 01:36:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e) normalizador.

No trecho citado, Michel Foucault aborda o conceito de poder normalizador, que se refere ao controle exercido pela sociedade por meio de diversas instituições, tais como escolas, hospitais, empresas, entre outras. Esse poder se manifesta na regulação e normalização dos comportamentos, gestos, condutas e desempenhos dos indivíduos, visando à padronização e adequação aos padrões estabelecidos pela sociedade.

Foucault destaca que esse poder normalizador está presente em diferentes esferas da vida social, atuando por meio de juízes da normalidade, como professores, médicos, educadores, assistentes sociais, que exercem o papel de fiscalizar e moldar as práticas e comportamentos dos indivíduos.

Portanto, a alternativa correta é a letra e) normalizador.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.