Questões Direito Penal Militar Crimes militares

Embora o CPM tenha se filiado à teoria da equivalência dos antecedentes causais (con...

Responda: Embora o CPM tenha se filiado à teoria da equivalência dos antecedentes causais (conditio sine qua non), consideram-se cabeça, nos crimes de autoria coletiva necessária, os oficiais ou infer...


Q175925 | Direito Penal Militar, Crimes militares, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com base no direito penal militar, julgue os seguintes itens.

Embora o CPM tenha se filiado à teoria da equivalência dos antecedentes causais (conditio sine qua non), consideram-se cabeça, nos crimes de autoria coletiva necessária, os oficiais ou inferiores que exercem função de oficial.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 02/01/2025 20:49:26🎓 Equipe Gabarite
Para responder a essa questão, é importante entender o conceito de autoria coletiva necessária no Direito Penal Militar.

Nos crimes de autoria coletiva necessária, todos os envolvidos devem participar da execução do crime de forma indispensável, ou seja, sem a participação de todos, o crime não seria cometido. Nesse caso, todos são considerados autores do crime, não havendo distinção entre quem planejou e quem executou efetivamente.

No entanto, no Direito Penal Militar, a legislação adota a teoria da coautoria, em que todos os envolvidos respondem pelo crime de forma igualitária, independentemente da função que ocupam na hierarquia militar.

Portanto, consideram-se cabeça nos crimes de autoria coletiva necessária todos os envolvidos, sejam oficiais ou inferiores, sem distinção de função. Dessa forma, a afirmativa está correta.

Gabarito: a) Certo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.