Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Sustentabilidade

(...) Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecos...

Responda: (...) Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engaja...


Q176007 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Sustentabilidade, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

(...) Num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, isso envolve um conjunto de atores do universo educativo em todos os níveis, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento e a sua capacitação numa perspectiva interdisciplinar. Os educadores têm um papel estratégico e decisivo na inserção da educação ambiental no cotidiano escolar, qualificando os alunos para um posicionamento crítico face à crise socioambiental, tendo como horizonte a transformação de hábitos e práticas sociais e a formação de uma cidadania ambiental que os mobilize para a questão da sustentabilidade no seu significado mais abrangente. (JACOBI, Pedro Roberto. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. (Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=...Acessado em27/10/2009)

Considerando o texto acima como referência inicial, nossa consciência e a dos outros acerca da necessidade de se abordar o tema (ambiente) nas escolas, assinale a alternativa correta para educação ambiental sob uma perspectiva crítica.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 21:43:49🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A partir do texto fornecido, podemos compreender que a educação ambiental sob uma perspectiva crítica busca uma abordagem emancipatória. Isso significa que a educação ambiental não deve se restringir apenas à preservação do meio ambiente, mas sim englobar uma visão reflexiva e crítica, buscando a transformação de hábitos e práticas sociais.

Nesse sentido, a alternativa correta é aquela que propõe uma abordagem emancipatória, valorizando o pensamento reflexivo e indo além da simples preservação ambiental, buscando uma educação baseada em práticas, orientações e conteúdos mais abrangentes e transformadores.
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