Questões Política Internacional Reconhecimento de Estado e de Governo

Em 14/6/2008, o Governo brasileiro respondeu à carta do ministro dos Negócios Estran...

Responda: Em 14/6/2008, o Governo brasileiro respondeu à carta do ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Montenegro, acusando recebimento de notícia acerca do resultado de referendo favorável ...


Q176207 | Política Internacional, Reconhecimento de Estado e de Governo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Em 14/6/2008, o Governo brasileiro respondeu à carta do ministro dos Negócios Estrangeiros da República de Montenegro, acusando recebimento de notícia acerca do resultado de referendo favorável ao status daquele país como Estado independente, após desmembramento da União de Estados da Sérvia e Montenegro.

Na carta, o Brasil reconhece, a partir da data de hoje, a independência da República de Montenegro, país com o qual o Brasil tenciona, oportunamente, iniciar processo com vistas ao estabelecimento de relações diplomáticas.

Acerca desse tema, assinale a opção correta.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 09/01/2025 19:38:36🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O reconhecimento de um Estado por outro é um ato unilateral e discricionário, ou seja, cabe exclusivamente ao Estado que irá reconhecer decidir se reconhece ou não a existência de um novo Estado. No caso apresentado, o Brasil decidiu reconhecer a independência da República de Montenegro.

No entanto, é importante ressaltar que o reconhecimento formal de um Estado por outro não é o único meio de estabelecer relações diplomáticas. O reconhecimento formal é apenas uma das formas de manifestar a intenção de estabelecer relações diplomáticas. Assim, o Governo brasileiro poderia ter optado por não reconhecer formalmente a independência de Montenegro e ainda assim estabelecer relações diplomáticas com o país, produzindo o mesmo efeito jurídico do reconhecimento.

Portanto, a opção correta é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.