Questões Direitos Humanos Corte Interamericana de Direitos Humanos

Recentemente o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a Arguição de Descumprim...

Responda: Recentemente o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, em que se requeria declaração daquela Corte no sentido de reconhecer que ...


Q176854 | Direitos Humanos, Corte Interamericana de Direitos Humanos, Defensor Público, DPE SP, FCC

Recentemente o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº 153, em que se requeria declaração daquela Corte no sentido de reconhecer que a anistia concedida pela Lei nº 6.683, de 28 de agosto de 1979, aos crimes políticos ou conexos, não se estende aos crimes comuns praticados pelos "agentes da repressão contra opositores políticos, durante o regime militar (1964/1985)."

A respeito das chamadas "leis de autoanistia", a Corte Interamericana de Direitos Humanos já se posicionou diversas vezes. A partir da jurisprudência deste tribunal é correto afirmar:

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 05/01/2025 09:16:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A Corte Interamericana de Direitos Humanos já se posicionou diversas vezes sobre as chamadas "leis de autoanistia". De acordo com a jurisprudência desse tribunal, é correto afirmar que o Estado-parte na Convenção Americana de Direitos Humanos tem o dever de punir os responsáveis por crimes de lesa humanidade, não podendo alegar prescrição criminal para deixar de fazê-lo, mesmo que os fatos tenham ocorrido há mais de vinte anos.

Isso significa que, segundo a Corte Interamericana de Direitos Humanos, os Estados têm a obrigação de investigar, processar e punir os responsáveis por violações graves aos direitos humanos, como os crimes de lesa humanidade, independentemente do tempo decorrido desde a sua ocorrência.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.