Questões Direito Penal Causas de extinção da punibilidade

Paulo dirigia seu veículo em que estavam sua filha Juliana e uma amiga desta de nome Ja...

Responda: Paulo dirigia seu veículo em que estavam sua filha Juliana e uma amiga desta de nome Janaína. Na ocasião, em excessiva velocidade, perde a direção do veículo e invade a mão contrária, colidindo com...


Q177724 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Delegado de Polícia, PC MA, FGV

Paulo dirigia seu veículo em que estavam sua filha Juliana e uma amiga desta de nome Janaína. Na ocasião, em excessiva velocidade, perde a direção do veículo e invade a mão contrária, colidindo com um caminhão que vinha em sua mão correta de direção.
Do acidente, resultaram as mortes de Juliana e Janaína, sem que Paulo sofresse qualquer lesão. Paulo foi denunciado pela prática do injusto do Art. 302, da Lei n. 9.503/97 (homicídio culposo no trânsito), por duas vezes, na forma do Art. 70, do CP (concurso formal).
No curso da instrução, a culpa de Paulo foi demonstrada, ficando comprovada a sua primariedade, bons antecedentes, excelente comportamento social, sendo o fato dos autos um caso isolado, nunca tendo se envolvido em outro acidente, apesar de possuir carteira de habilitação há mais de 20 anos. A defesa requereu ao final a extinção da punibilidade pelo perdão judicial, eis que uma das vítimas era sua própria filha.
Diante desse quadro
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 16/01/2025 19:04:48🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No caso apresentado, Paulo foi denunciado pela prática de homicídio culposo no trânsito, por duas vezes, na forma do concurso formal, conforme previsto no Art. 302 da Lei n. 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro) e no Art. 70 do Código Penal.

Durante a instrução do processo, a culpa de Paulo foi demonstrada, assim como sua primariedade, bons antecedentes, excelente comportamento social e o fato de ser um caso isolado em sua conduta, nunca tendo se envolvido em outro acidente, apesar de possuir carteira de habilitação há mais de 20 anos.

Nesse contexto, a defesa requereu ao final a extinção da punibilidade pelo perdão judicial, alegando que uma das vítimas era sua própria filha.

O perdão judicial está previsto no Art. 107, inciso IX, do Código Penal, que dispõe sobre as causas de extinção da punibilidade. Essa causa de extinção da punibilidade se aplica aos crimes da Lei n. 9.503/97, não havendo restrição nesse sentido. Portanto, Paulo terá direito ao perdão judicial com relação a ambos os crimes de homicídio culposo no trânsito pelos quais foi denunciado.

Assim, a alternativa correta é a letra c) Paulo terá direito ao perdão judicial com relação a ambos os crimes.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.