Questões Direito Processual Penal Procedimento

Considere que o delegado de polícia de determinada circunscrição tenha ordenado dili...

Responda: Considere que o delegado de polícia de determinada circunscrição tenha ordenado diligências em outra, sem ter expedido carta precatória, requisições ou solicitações. Nessa situação, não houve nu...


Q179963 | Direito Processual Penal, Procedimento, Delegado de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao direito processual penal, julgue os itens
subseqüentes.

Considere que o delegado de polícia de determinada circunscrição tenha ordenado diligências em outra, sem ter expedido carta precatória, requisições ou solicitações. Nessa situação, não houve nulidade no inquérito policial respectivo.

Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 10/12/2021 20:23:14🎓 Equipe Gabarite
Certo.

Não há nulidade em IP, mas sim irregularidades (não contamina a ação penal).

A autoridade Policial nos procedimentos que esteja presidindo poderá realizar diligências em outra circunscrição, independente de autorizações, conforme inteligência do Art. 22 do CPP:

Art. 22. No Distrito Federal e nas comarcas em que houver mais de uma circunscrição policial, a autoridade com exercício em uma delas poderá, nos inquéritos a que esteja procedendo, ordenar diligências em circunscrição de outra, independentemente de precatórias ou requisições, e bem assim providenciará, até que compareça a autoridade competente, sobre qualquer fato que ocorra em sua presença, noutra circunscrição.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.