
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 04:27:34🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Nesse enunciado, é abordado o conceito de graus de liberdade proposto por Nicolai Bernstein, que se refere à capacidade do sistema nervoso de organizar movimentos complexos. No contexto da aula de Educação Física, o professor observa a variação nos estágios do padrão de movimentos fundamentais dos alunos ao ensinar o movimento de fazer quicar a bola.
A primeira asserção menciona a diferença na rigidez dos membros superiores entre os alunos classificados nos estágios inicial, elementar e maduro. Isso está relacionado aos princípios da cinesiologia, que estudam o movimento humano. Alunos nos estágios mais avançados conseguem realizar o movimento com maior amplitude devido a um maior número de graus de liberdade.
A segunda asserção explica que os alunos no estágio inicial utilizam o enrijecimento dos membros e tronco para facilitar a execução do movimento, reduzindo os componentes independentes do sistema. Já os alunos nos estágios elementar e maduro realizam o movimento com mais graus de liberdade, o que torna o controle mais complexo, porém mais preciso.
Portanto, as duas asserções são verdadeiras, e a segunda realmente justifica a primeira, pois explana como a variação nos graus de liberdade influencia a execução do movimento de fazer quicar a bola.
Nesse enunciado, é abordado o conceito de graus de liberdade proposto por Nicolai Bernstein, que se refere à capacidade do sistema nervoso de organizar movimentos complexos. No contexto da aula de Educação Física, o professor observa a variação nos estágios do padrão de movimentos fundamentais dos alunos ao ensinar o movimento de fazer quicar a bola.
A primeira asserção menciona a diferença na rigidez dos membros superiores entre os alunos classificados nos estágios inicial, elementar e maduro. Isso está relacionado aos princípios da cinesiologia, que estudam o movimento humano. Alunos nos estágios mais avançados conseguem realizar o movimento com maior amplitude devido a um maior número de graus de liberdade.
A segunda asserção explica que os alunos no estágio inicial utilizam o enrijecimento dos membros e tronco para facilitar a execução do movimento, reduzindo os componentes independentes do sistema. Já os alunos nos estágios elementar e maduro realizam o movimento com mais graus de liberdade, o que torna o controle mais complexo, porém mais preciso.
Portanto, as duas asserções são verdadeiras, e a segunda realmente justifica a primeira, pois explana como a variação nos graus de liberdade influencia a execução do movimento de fazer quicar a bola.