Questões Educação Física

O problema dos graus de liberdade proposto pelo fisiologista russo Nicolai Bernstein...

Responda: O problema dos graus de liberdade proposto pelo fisiologista russo Nicolai Bernstein entre 1930 e 1950 corresponde à necessidade de um sistema complexo ser organizado pelo sistema nervoso, para ...


Q181951 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

O problema dos graus de liberdade proposto pelo fisiologista russo Nicolai Bernstein entre 1930 e 1950 corresponde à necessidade de um sistema complexo ser organizado pelo sistema nervoso, para o desempenho do movimento coordenado. O conhecimento dos graus de liberdade de determinadas práticas motoras executadas nas aulas de Educação Física indica o nível de dificuldade e o tempo requerido no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo.

Considerando esse enunciado, analise as seguintes asserções.

Em uma aula de Educação Física para alunos do 6.º ano do ensino fundamental, o professor, ao ensinar o movimento de fazer quicar a bola, percebe a variação dos estágios do padrão de movimentos fundamentais. Os movimentos dos alunos são avaliados por princípios da cinesiologia, sendo possível observar que aqueles classificados no estágio inicial tinham membros superiores mais rígidos do que aqueles classificados no estágio elementar e maduro, os quais conseguem realizar o movimento de membros superiores com maior amplitude.

PORQUE

Os alunos no estágio inicial utilizam o enrijecimento de membros e tronco como forma de diminuir os componentes independentes do sistema e facilitar a execução do movimento. Aqueles nos estágios elementar e maduro realizam o movimento de fazer quicar a bola com maior número de graus de liberdade, o que torna o controle do movimento mais complexo, porém mais preciso.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 04:27:34🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Nesse enunciado, é abordado o conceito de graus de liberdade proposto por Nicolai Bernstein, que se refere à capacidade do sistema nervoso de organizar movimentos complexos. No contexto da aula de Educação Física, o professor observa a variação nos estágios do padrão de movimentos fundamentais dos alunos ao ensinar o movimento de fazer quicar a bola.

A primeira asserção menciona a diferença na rigidez dos membros superiores entre os alunos classificados nos estágios inicial, elementar e maduro. Isso está relacionado aos princípios da cinesiologia, que estudam o movimento humano. Alunos nos estágios mais avançados conseguem realizar o movimento com maior amplitude devido a um maior número de graus de liberdade.

A segunda asserção explica que os alunos no estágio inicial utilizam o enrijecimento dos membros e tronco para facilitar a execução do movimento, reduzindo os componentes independentes do sistema. Já os alunos nos estágios elementar e maduro realizam o movimento com mais graus de liberdade, o que torna o controle mais complexo, porém mais preciso.

Portanto, as duas asserções são verdadeiras, e a segunda realmente justifica a primeira, pois explana como a variação nos graus de liberdade influencia a execução do movimento de fazer quicar a bola.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.