Questões Engenharia Civil Instalações Hidráulicas Água Fria

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvul...

Responda: O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvula, torneira ou outro elemento é fechado bruscamente, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráu...


Q182767 | Engenharia Civil, Instalações Hidráulicas Água Fria, Engenheiro Civil, CEB, FUNIVERSA

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos quando uma válvula, torneira ou outro elemento é fechado bruscamente, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráulica em elevada velocidade até desaparecerem. As ondas de sobrepressão são ocasionadas pela transformação da energia cinética do fluxo de água em energia de pressão. Ruídos característicos semelhantes a golpes acompanham o evento, tendo surgido deste fato o nome do fenômeno.



O ruído provocado pelos golpes sucessivos não é prejudicial, causando apenas desconforto aos usuários, mas o choque hidráulico pode causar rompimento de tubulações (caso a pressão de ruptura seja ultrapassada); microfissuramento de tubulações plásticas que podem evoluir para trincas e fissuras; e enfraquecimento de juntas, dando origem a vazamentos.



Assinale a alternativa que não representa uma forma de prevenir ou atenuar o Golpe de Aríete em uma rede de tubulações.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 02/01/2025 21:17:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O Golpe de Aríete é um fenômeno que ocorre em sistemas hidráulicos devido ao fechamento brusco de válvulas ou registros, gerando ondas de sobrepressão que percorrem a rede hidráulica em alta velocidade. Para prevenir ou atenuar esse fenômeno, algumas medidas podem ser adotadas, tais como:

a) Evitar o fechamento brusco de válvulas e registros: essa medida é importante para evitar a ocorrência do Golpe de Aríete, pois o fechamento suave reduz a intensidade das ondas de pressão.

b) Aumentar a velocidade de escoamento: ao aumentar a velocidade de escoamento da água na tubulação, é possível reduzir a intensidade do Golpe de Aríete, pois a energia cinética do fluxo é dissipada ao longo do sistema.

c) Aprimorar a atenuação das ondas de pressão transmitidas ao longo das tubulações: medidas como a instalação de dispositivos de amortecimento, como válvulas de alívio de pressão, podem ajudar a reduzir o impacto do Golpe de Aríete.

d) Projetar a tubulação de modo a evitar trechos muito longos conduzindo a água diretamente a válvulas e torneiras: ao evitar trechos longos e com muitas curvas na tubulação, é possível reduzir a velocidade do fluxo e, consequentemente, a intensidade do Golpe de Aríete.

e) Absorver picos de pressão: a instalação de dispositivos como amortecedores de pressão ou reservatórios de expansão pode ajudar a absorver os picos de pressão e reduzir os efeitos do Golpe de Aríete.

Portanto, a alternativa que não representa uma forma de prevenir ou atenuar o Golpe de Aríete em uma rede de tubulações é a letra b) Aumentar a velocidade de escoamento. Pelo contrário, o aumento da velocidade de escoamento pode intensificar o fenômeno do Golpe de Aríete.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.