Questões Educação Física

No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público p...

Responda: No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagen...


Q182950 | Educação Física, Educador Físico, ENADE, INEP

No fim do curso de licenciatura em Educação Física, Pedro prestou concurso público para Educação Física Escolar. Durante a formação universitária, seus professores debatiam as diversas abordagens da Educação Física Escolar e suas relações com Filosofia, História e Sociologia. Esses conhecimentos estavam previstos no concurso público, o que facilitou o ingresso de Pedro no magistério. O professor Pedro se deparou, então, com o seguinte problema: como planejar suas aulas? Para isso, ele deveria conhecer o contexto da escola onde atuaria e as características dos alunos, bem como deveria organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que permeariam sua prática docente. Enfim, era necessário superar a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática de sua prática docente.

Para elaborar o planejamento das atividades pedagógicas, o professor Pedro deveria considerar a relação entre teoria e prática

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 03:26:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

O planejamento das atividades pedagógicas é uma etapa fundamental para o sucesso do trabalho do professor, especialmente na área da Educação Física Escolar. Nesse contexto, o professor Pedro deve considerar a relação entre teoria e prática, reconstruindo sua prática com referência no conhecimento teórico/científico.

Isso significa que o professor deve refletir sobre sua didática, tendo como base as teorias educacionais estudadas durante sua formação universitária, bem como as experiências no contexto local da escola onde atua. Dessa forma, ele poderá organizar e sistematizar os conteúdos de Educação Física de forma coerente com os objetivos éticos e filosóficos que norteiam sua prática docente.

Ao reconstruir sua prática com base no conhecimento teórico/científico, o professor Pedro estará integrando a teoria com a prática, o que contribuirá para uma intervenção pedagógica mais eficaz e significativa para os alunos. Assim, ele superará a dicotomia entre teorias educacionais e organização didática, promovendo uma educação física escolar de qualidade.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.