Questões Enfermagem

Um paciente de 67 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II há 7 a...

Responda: Um paciente de 67 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II há 7 anos, é insulinodependente. Há duas semanas, apresentou uma lesão superficial na região do calcâneo do pé direi...


Q184117 | Enfermagem, Enfermagem, ENADE, INEP

Um paciente de 67 anos de idade, portador de diabetes mellitus tipo II há 7 anos, é insulinodependente. Há duas semanas, apresentou uma lesão superficial na região do calcâneo do pé direito, com média quantidade de secreção serossanguinolenta, sem odores. Não soube referir o que ocorreu, pois não sentiu nada, apenas um leve incômodo para andar, quando detectou presença de uma lesão. Passou por consulta médica e de enfermagem para avaliação da ferida, com prescrição da realização de curativos e orientação para prevenção de futuras lesões.

Durante a consulta de enfermagem, a ferida foi caracterizada como uma úlcera superficial pequena, localizada na região do calcâneo do pé direito, com média quantidade de secreção serossanguinolenta e sem odores. O enfermeiro observou presença dos pulsos poplíteo e tibial posteriores, com perfusão periférica reduzida após digitopressão na polpa plantar. Não havia presença de calos na região, porém o paciente apresentava bolhas no calcâneo do pé esquerdo, com pele ressecada e unhas quebradiças em ambos os membros, com diminuição de sensibilidade nos metatarsos e nas polpas plantares.

Com base nos dados coletados durante a consulta de enfermagem, conclui-se que o paciente

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 29/01/2025 12:23:38🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa A
- Neuropatia diabética: O paciente apresenta sintomas indicativos de neuropatia diabética, como diminuição da sensibilidade nos pés e a presença de bolhas no pé esquerdo, além de alteração na perfusão periférica (diminuição da sensibilidade nas polpas plantares).
- Úlcera de grau 1: A lesão é superficial, sem sinais de infecção grave, secreção purulenta ou necrose. Uma úlcera de grau 1 é caracterizada por uma lesão da pele, sem comprometimento de tecidos mais profundos.
- Cobertura primária com alginato: O alginato é indicado para feridas com secreção moderada a abundante, como no caso descrito, pois ele absorve a exsudação da ferida e mantém o ambiente adequado para cicatrização.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.