Questões Direito do Trabalho Contrato por prazo determinado

Sobre o trabalhador temporário, considere as afirmativas a seguir.I - O cont...

Responda: Sobre o trabalhador temporário, considere as afirmativas a seguir.I - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço ou cliente, com relação a um mesmo...


Q187231 | Direito do Trabalho, Contrato por prazo determinado, Advogado, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre o trabalhador temporário, considere as afirmativas a seguir.

I - O contrato entre a empresa de trabalho temporário e a empresa tomadora de serviço ou cliente, com relação a um mesmo empregado, não poderá exceder de 3 meses, salvo autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, sob pena da possibilidade de reconhecimento de vínculo direto do trabalhador com o tomador de serviços.

II - O contrato pode ser escrito ou verbal, sendo que, escrito, nele deverão constar os direitos conferidos aos trabalhadores.

III - A empresa de trabalho temporário pode ser pessoa física ou jurídica, sendo irrelevante, se registrada ou não no Ministério do Trabalho e Emprego.

IV - É considerado local de trabalho, para efeitos de acidente de trabalho, tanto aquele onde se efetiva a prestação de trabalho quanto a sede da empresa de trabalho temporário.

São corretas APENAS as afirmativas

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 19:47:20🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Para resolver essa questão, vamos analisar cada afirmativa:

I - Correta. De acordo com a Lei nº 6.019/74, o contrato de trabalho temporário não pode exceder o prazo de 3 meses, salvo autorização do Ministério do Trabalho e Emprego. Caso ultrapasse esse prazo sem autorização, pode haver o reconhecimento de vínculo direto do trabalhador com a empresa tomadora de serviços.

II - Incorreta. O contrato de trabalho temporário deve ser sempre celebrado por escrito, conforme determina a legislação. Nele devem constar os direitos conferidos aos trabalhadores temporários.

III - Incorreta. A empresa de trabalho temporário deve ser uma pessoa jurídica devidamente registrada no Ministério do Trabalho e Emprego. Não é permitido que seja uma pessoa física.

IV - Correta. Para efeitos de acidente de trabalho, considera-se tanto o local onde o trabalho é efetivamente prestado quanto a sede da empresa de trabalho temporário.

Portanto, as afirmativas corretas são a I e IV, conforme indicado no gabarito.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.