Questões Administração Pública Comportamentomotivação

No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirma...

Responda: No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo. I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do pr...


Q187710 | Administração Pública, Comportamentomotivação, Agente de Defensoria Administrador, DPE SP, FCC, Ensino Médio

No que se refere à relação entre usuários e servidores públicos, considere as afirmativas abaixo.

I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.

II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.

III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.

IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.

V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.

Está correto o que se afirma APENAS em

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 02:57:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) IV e V.

Analisando as afirmativas:

I. A gestão participativa e o trabalho em equipe contribuem mais para a satisfação do próprio servidor do que do usuário.
Essa afirmativa está incorreta, pois a gestão participativa e o trabalho em equipe têm como objetivo principal a satisfação do usuário, ou seja, do cidadão que utiliza os serviços públicos.

II. O gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua do trabalho leva ao comportamento rotineiro e à perda de motivação.
Essa afirmativa está incorreta, pois o gerenciamento de processos com foco na melhoria contínua busca justamente o oposto: estimular a inovação, a criatividade e a motivação dos servidores públicos.

III. A aceitação do erro, isto é, de procedimentos que não agreguem valor ao serviço prestado deve ser tolerado para a melhoria do clima organizacional.
Essa afirmativa está correta, pois a aceitação do erro e a busca por melhorias contínuas são fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e para a melhoria do clima organizacional.

IV. A principal dificuldade na implantação de programas de gestão da qualidade no setor público é a mudança constante de administradores.
Essa afirmativa está correta, pois a mudança constante de administradores pode dificultar a continuidade e a efetividade dos programas de gestão da qualidade no setor público.

V. O equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a primeira, tendo em vista o princípio do bem comum.
Essa afirmativa está incorreta, pois o equilíbrio entre expansão da clientela e qualidade do atendimento deve priorizar a qualidade do serviço prestado, visando sempre atender da melhor forma possível às necessidades dos usuários.

Portanto, as afirmativas corretas são a IV e V, sendo o gabarito da questão a letra a) IV e V.