Questões Direito Administrativo Desconcentração e Descentralização Administrativa

A criação do MTE e das superintendências regionais do trabalho e emprego caracteriza...

Responda: A criação do MTE e das superintendências regionais do trabalho e emprego caracteriza a utilização da técnica denominada desconcentração administrativa.


Q188175 | Direito Administrativo, Desconcentração e Descentralização Administrativa, Agente Administrativo, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Decreto n.º 5.063/2004 aprovou a estrutura regimental do MTE, órgão vinculado à administração federal. Compõem sua estrutura as superintendências regionais do trabalho e emprego, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), entidade vinculada, dotada de personalidade jurídica própria.

Considerando as informações acima, julgue os próximos itens acerca da organização administrativa do Estado.

A criação do MTE e das superintendências regionais do trabalho e emprego caracteriza a utilização da técnica denominada desconcentração administrativa.

David Castilho
Por David Castilho em 02/01/2025 21:47:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A desconcentração administrativa é uma técnica utilizada para distribuir as atividades e competências de um órgão central para unidades locais, sem que haja a criação de novas pessoas jurídicas. No caso do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e das superintendências regionais do trabalho e emprego, a estruturação desses órgãos caracteriza a desconcentração administrativa, pois há uma distribuição de competências e atividades do órgão central para unidades regionais, sem a criação de novas entidades jurídicas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.