Questões Administração Geral Marketing

Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os proced...

Responda: Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensa...


Q189401 | Administração Geral, Marketing, Administrador, Petrobras, CESGRANRIO

Uma distribuidora de combustíveis instalou sistemas de controle de gastos. Os procedimentos de manutenção e limpeza dos veículos deixaram de ser feitos semanalmente e passaram a ser feitos mensalmente. Os caminhões passaram a rodar apenas com o motorista (antes havia dois ajudantes) e os horários de deslocamento foram reprogramados para que fossem evitados congestionamentos que elevassem os gastos de combustível por quilômetro rodado. O objetivo dos gerentes era fazer com que a empresa pudesse oferecer preços mais competitivos. A estratégia de marketing dessa empresa é classificada como

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 02/01/2025 21:53:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A estratégia de marketing adotada pela distribuidora de combustíveis, ao reduzir custos operacionais e buscar preços mais competitivos, é classificada como "liderança total no custo".

Essa estratégia consiste em buscar a liderança no mercado por meio da oferta de produtos ou serviços com preços mais baixos do que os concorrentes, sem necessariamente abrir mão da qualidade. Para isso, a empresa busca reduzir seus custos de produção, operacionais e logísticos, de forma a conseguir oferecer preços mais atrativos aos consumidores.

Essa abordagem é uma das estratégias genéricas propostas por Michael Porter, que também inclui a diferenciação e o foco. No entanto, no caso da distribuidora de combustíveis, a estratégia de liderança total no custo é a mais adequada, considerando as ações descritas no enunciado.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.