Questões Técnicas de Vendas e Negociação Marketing de Serviços e Valor

Como a fidelização de clientes é um processo complexo, é mais barato atrair novos cl...

Responda: Como a fidelização de clientes é um processo complexo, é mais barato atrair novos clientes que manter os atuais. Nesse sentido, as ações voltadas para a manutenção dos clientes atuais devem ser ...


Q201138 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing de Serviços e Valor, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas
da nova economia é a diferenciação de seus produtos e serviços.
Em um mercado cada vez mais competitivo, com consumidores
cada vez mais conscientes das ofertas e exigentes nas suas
escolhas, desenvolver uma oferta capaz de seduzir pela
exclusividade pode ser a diferença entre continuar existindo ou
desaparecer.

Ao recebermos aquele "novo" cartão de débito e crédito,
ou o primeiro extrato daquela modalidade exclusiva de aplicação,
temos a impressão de ter entrado para uma sociedade fechada, da
qual apenas alguns poucos privilegiados participam.
Poucos dias depois - às vezes no mesmo dia -
verificamos que vários concorrentes do nosso banco estão
oferecendo produtos exatamente iguais ao que acabamos de
comprar. Nossa sensação é a de termos sido enganados, de que
compramos gato por lebre, e aí se instala em nós uma imensa
dissonância cognitiva.

Será que os profissionais de marketing dos bancosnão
perceberam, ainda, que exclusividade é algo fácil de oferecer mas
difícil de manter?

João Baptista Vilhena. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 99
a 106, a respeito de marketing e satisfação do cliente.

Como a fidelização de clientes é um processo complexo, é mais barato atrair novos clientes que manter os atuais. Nesse sentido, as ações voltadas para a manutenção dos clientes atuais devem ser programadas, principalmente, sob a ótica de não prejudicar a imagem da empresa na captação dos novos clientes.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 08/01/2025 22:31:26🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O texto aborda a importância da fidelização de clientes e como é mais barato atrair novos clientes do que manter os atuais. No entanto, a afirmação de que as ações voltadas para a manutenção dos clientes atuais devem ser programadas sob a ótica de não prejudicar a imagem da empresa na captação de novos clientes está ERRADA.

Na verdade, as ações voltadas para a manutenção dos clientes atuais devem ser programadas levando em consideração a satisfação e fidelização desses clientes, independentemente de como isso possa impactar na captação de novos clientes. A empresa deve priorizar a qualidade do atendimento e a busca pela satisfação do cliente, pois clientes satisfeitos tendem a permanecer fiéis à empresa e a recomendá-la para outras pessoas, o que pode contribuir para a atração de novos clientes de forma orgânica.
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