
Por ÍSIS SENA em 22/04/2023 16:10:44
A estratégia de empurrar versus puxar consiste nas atividades de comunicação desenvolvidas pelos fabricantes no sentido de estimular a compra do produto. De acordo com Shimp (2001, p.372), “as expressões estratégia de empurrar (push) e estratégia de atrair (pull) são metáforas que caracterizam as atividades promocionais empreendidas para encorajar os membros do canal a cuidar dos produtos”.
Uma estratégia de empurrar envolve as atividades de comunicação de marketing do fabricante dirigidas aos intermediários. A meta é induzir intermediários a fazerem encomendas do produto e promovê-lo aos usuários finais.
Uma estratégia de puxar envolve as atividades de comunicação de marketing do fabricante dirigidas a usuários finais com o propósito de induzir os intermediários a encomendar o produto do fabricante (KOTLER, 1998).
Das opções assinaladas na questão, apenas o telemarketing ativo é uma estratégia de push. Todas as demais são estratégias pull.
escrito por: Tiago Zanolla
Uma estratégia de empurrar envolve as atividades de comunicação de marketing do fabricante dirigidas aos intermediários. A meta é induzir intermediários a fazerem encomendas do produto e promovê-lo aos usuários finais.
Uma estratégia de puxar envolve as atividades de comunicação de marketing do fabricante dirigidas a usuários finais com o propósito de induzir os intermediários a encomendar o produto do fabricante (KOTLER, 1998).
Das opções assinaladas na questão, apenas o telemarketing ativo é uma estratégia de push. Todas as demais são estratégias pull.
escrito por: Tiago Zanolla