Questões Técnicas de Vendas e Negociação Código de Defesa do Consumidor Bancário

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB), não é lícita a cobrança pe...

Responda: Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB), não é lícita a cobrança pela emissão de novo cartão de cliente que tenha seu cartão magnético de conta-corrente original roubado.


Q201251 | Técnicas de Vendas e Negociação, Código de Defesa do Consumidor Bancário, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

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Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB), não é lícita a cobrança pela emissão de novo cartão de cliente que tenha seu cartão magnético de conta-corrente original roubado.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 10/01/2025 08:29:30🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Segundo o Código de Defesa do Consumidor Bancário (CDCB), é lícita a cobrança pela emissão de novo cartão de cliente que tenha seu cartão magnético de conta-corrente original roubado.

De acordo com o artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. No entanto, a cobrança pela emissão de um novo cartão em caso de roubo não configura aumento de preço sem justa causa, sendo uma prática comum no mercado bancário.
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