Questões Direito Constitucional

Seria inconstitucional lei complementar federal que instituísse requisitos para aposent...

Responda: Seria inconstitucional lei complementar federal que instituísse requisitos para aposentadoria aplicáveis exclusivamente aos servidores lotados em agências reguladoras.


Q20271 | Direito Constitucional, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao direito constitucional, julgue os itens que se seguem. Considere que a sigla CF, sempre que empregada, refere-se à Constituição Federal de 1988.
Seria inconstitucional lei complementar federal que instituísse requisitos para aposentadoria aplicáveis exclusivamente aos servidores lotados em agências reguladoras.
David Castilho
Por David Castilho em 22/01/2025 06:39:29🎓 Equipe Gabarite
Para resolver essa questão, é importante lembrar que a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 40, os requisitos para a aposentadoria dos servidores públicos. Dentre esses requisitos, estão a idade mínima e o tempo de contribuição, de forma genérica, sem especificar categorias específicas de servidores.

Portanto, uma lei complementar federal que instituísse requisitos para aposentadoria aplicáveis exclusivamente aos servidores lotados em agências reguladoras seria inconstitucional, pois estaria criando uma diferenciação não prevista na Constituição Federal.

Gabarito: a) Certo
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.