Questões Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública

Imagine que um advogado solicite dinheiro de seu cliente, deixando claro que, median...

Responda: Imagine que um advogado solicite dinheiro de seu cliente, deixando claro que, mediante o pagamento do valor, pro­curará uma testemunha do processo, a fim de influenciá­la a prestar um de...


Q203654 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Imagine que um advogado solicite dinheiro de seu cliente, deixando claro que, mediante o pagamento do valor, pro­curará uma testemunha do processo, a fim de influenciá­la a prestar um depoimento mais favorável à pretensão do cliente. Além disso, o advogado insinua que a quantia será repartida com a testemunha. O advogado recebe o dinhei­ro, mas engana seu cliente e não procura a testemunha.

Nesse caso, o advogado

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 19:53:06🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No caso apresentado, o advogado cometeu o crime de exploração de prestígio, previsto no artigo 357 do Código Penal Brasileiro. Esse crime consiste em obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha.

Portanto, ao solicitar dinheiro do cliente com a promessa de influenciar uma testemunha e não cumprir com o combinado, o advogado comete o crime de exploração de prestígio.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.