Questões Português Interpretação de Textos

A crise argentina derivou, fundamentalmente, da recusa dos últimos governos do país ...

Responda: A crise argentina derivou, fundamentalmente, da recusa dos últimos governos do país em agradar "aos centros internacionais de poder", optando por não adotar o receituário neoliberal.


Q204186 | Português, Interpretação de Textos, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 A Venezuela, como a Argentina, ainda que de maneira distinta, recebe as duras lições de adaptações malsucedidas ao dilema entre a valorização do interno e a incorporação dos 4 valores externos. A presidência de Hugo Chávez, nos últimos anos, expunha a fratura a que, estruturalmente, está submetida a América Latina, inclusive o Brasil. A tensão entre a 7 administração para os de dentro, especialmente aqueles menos favorecidos pelo modelo de inserção aberta e liberal, e o agrado aos centros internacionais de poder, especialmente àqueles que 10 hegemonizam as relações internacionais do presente, levou ao descompasso social e político a que chegou a Venezuela.

José Flávio Sombra Saraiva. "A lógica da Venezuela". In: Correio Braziliense, Gabarito, 22/4/2002, p. 12.

Relativamente ao texto e ao assunto nele tratado, julgue os itens seguintes.

A crise argentina derivou, fundamentalmente, da recusa dos últimos governos do país em agradar "aos centros internacionais de poder", optando por não adotar o receituário neoliberal.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.