
Por Fernanda Ventura Moura Lima em 26/04/2017 12:59:30
Entendo que os documento correntes não são de acesso restrito.No §1º não há menção a restrições para documentos na fase corrente:"§ 1º - Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes."

Por Carlos Alexandre Oliveira Barreira em 20/07/2023 14:11:38
Concordo com o comentário acima. Cada banca parece ter seu próprio entendimento sobre as 3 idades dos arquivos.
Quadrix:
“O arquivo de primeira idade guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional, e que possuem valor primário”.
” O valor existente no arquivo corrente é o valor primário dos documentos” .
“Na instituição, os arquivos setoriais cumprem funções de arquivos correntes”.
Cespe:
“Os documentos correntes são de acesso restrito e devem ficar próximos aos servidores que são seus usuários diretos”.
“A elaboração de padrões de documentos é uma atividade compreendida na função criação”.
“Um dos componentes do programa de gestão de documentos é a elaboração de diretrizes referentes à tramitação de documentos de uso corrente”.
Vunesp:
“A organização de documentos é uma das tarefas administrativas que requer muita atenção. Os conjuntos de documentos atuais, em curso, que são objeto de consultas e pesquisas constantes são denominados arquivos”.
“A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam com maior frequência”.
Quadrix:
“O arquivo de primeira idade guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional, e que possuem valor primário”.
” O valor existente no arquivo corrente é o valor primário dos documentos” .
“Na instituição, os arquivos setoriais cumprem funções de arquivos correntes”.
Cespe:
“Os documentos correntes são de acesso restrito e devem ficar próximos aos servidores que são seus usuários diretos”.
“A elaboração de padrões de documentos é uma atividade compreendida na função criação”.
“Um dos componentes do programa de gestão de documentos é a elaboração de diretrizes referentes à tramitação de documentos de uso corrente”.
Vunesp:
“A organização de documentos é uma das tarefas administrativas que requer muita atenção. Os conjuntos de documentos atuais, em curso, que são objeto de consultas e pesquisas constantes são denominados arquivos”.
“A atividade de protocolo é típica da fase corrente, pois é nesta idade que os documentos tramitam com maior frequência”.

Por ADRIANA JANY DA SILVA FERNANDES em 05/08/2023 21:41:57
Concordo com os dois e por isso fiquei na duvida ao responder.

Por EVERALDO CORREIA DE ARAUJO NETO em 11/10/2023 14:33:08
Arquivo corrente possui acesso RESTRITO? De onde tiraram isso?