Questões Saúde Pública SUS

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da p...

Responda: A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a criação do SUS. A esse respeito assinale V para a...


Q209315 | Saúde Pública, SUS, Farmacêutico, SUSAM, FGV

A Constituição Federal de 1988 foi um marco na redefinição das prioridades da política do Estado na área da Saúde Pública com a criação do SUS.

A esse respeito assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O texto constitucional demonstra claramente que a concepção do SUS estava baseada num modelo de saúde voltado para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do Estado para com o bem-estar social.

( ) O texto constitucional permite que as instituições privadas participem de forma complementar do Sistema Único de Saúde, tendo preferência absoluta as entidades filantrópicas.

( ) O texto constitucional estabelece que a saúde é um direito de todos os cidadãos, sendo dever do Estado garantir sua promoção, proteção e recuperação.

As afirmativas são, respectivamente,

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 23:56:16🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu o Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos pilares do sistema de saúde brasileiro. Sobre as afirmativas:

- A primeira afirmativa é verdadeira (V). O SUS foi concebido com base em um modelo de saúde voltado para as necessidades da população, buscando resgatar o compromisso do Estado com o bem-estar social.

- A segunda afirmativa é falsa (F). O texto constitucional permite sim que as instituições privadas participem de forma complementar do SUS, porém, não estabelece preferência absoluta para entidades filantrópicas.

- A terceira afirmativa é verdadeira (V). A Constituição estabelece que a saúde é um direito de todos os cidadãos e é dever do Estado garantir sua promoção, proteção e recuperação.

Portanto, a sequência correta é: V, F e V, correspondente à alternativa c).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.