Questões Administração Pública Contratos Administrativos

A falência da empresa prestadora do serviço de terceirização constitui motivo para a re...

Responda: A falência da empresa prestadora do serviço de terceirização constitui motivo para a rescisão do contrato por ato unilateral e escrito da administração pública.


Q21016 | Administração Pública, Contratos Administrativos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Uma empresa prestadora de serviço de terceirização de mão de obra para a administração pública fechará as portas por problemas de caixa. A decisão afetará milhares de empregados da prestadora lotados em diversos órgãos do governo federal, entre ministérios, agências reguladoras, autarquias e fundações. Conforme denúncia veiculada em jornal de grande circulação, empregados da empresa lotados em vários órgãos da administração direta e indireta não receberam o salário no mês passado.

Com base nas informações acima, julgue o item a seguir.
A falência da empresa prestadora do serviço de terceirização constitui motivo para a rescisão do contrato por ato unilateral e escrito da administração pública.
Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 16/01/2025 04:12:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A rescisão do contrato por parte da administração pública devido à falência da empresa prestadora do serviço de terceirização é um motivo legal e legítimo.

De acordo com a Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93), em seu artigo 78, inciso XXV, a falência ou recuperação judicial da empresa contratada é uma das hipóteses que autorizam a rescisão unilateral do contrato pela administração pública.

Portanto, diante da situação de falência da empresa prestadora de serviço de terceirização, a administração pública pode rescindir o contrato de forma unilateral e escrita, visando garantir a continuidade dos serviços prestados.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.