Questões Fonoaudiologia

Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-c...

Responda: Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele aprese...


Q211871 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, ENADE, INEP

Um paciente com 2 anos de idade, portador de múltipla deficiência sensorial (surdo-cego) é atendido por um fonoaudiólogo desde os 6 meses com estimulação específica e individualizada. Ele apresenta perda auditiva neurossensorial moderada à esquerda e perda auditiva neurossensorial profunda à direita. Possui dificuldade em acompanhar e fixar a visão, dificuldade de ordem neurológica, apresentando melhor percepção no olho esquerdo (visão periférica). Por orientação do fonoaudiólogo, o paciente frequenta um espaço com Atendimento Educacional Especializado (AEE) há 8 meses.

Considerando os avanços conquistados pelos fonoaudiólogos junto ao contexto educacional e o papel do educador no processo do desenvolvimento global desse paciente, o fonoaudiólogo deve

David Castilho
Por David Castilho em 02/01/2025 23:35:08🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Nesse caso, o fonoaudiólogo deve participar do projeto político-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado (AEE), apoiando os profissionais da educação, tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, guia intérprete e outros que atuem como apoio, incentivando atividades adequadas de acordo com as necessidades educacionais do paciente.

O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental no desenvolvimento global do paciente com múltipla deficiência sensorial, contribuindo para a sua inclusão e aprendizagem. Ao participar do projeto político-pedagógico, ele pode colaborar na definição de estratégias e práticas que atendam às necessidades específicas desse paciente, promovendo assim um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.

Essa atuação integrada entre fonoaudiólogo e educadores é essencial para garantir o desenvolvimento adequado do paciente, considerando suas particularidades e potencialidades. Além disso, a colaboração entre os profissionais envolvidos no AEE é fundamental para promover uma educação de qualidade e que respeite a diversidade de cada indivíduo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.