
Por Marcos de Castro em 28/01/2025 20:41:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Na doença de Parkinson, a instabilidade postural é um dos sintomas característicos e pode ser causada por diversos fatores.
Dentre os mecanismos causais da instabilidade postural na doença de Parkinson, temos:
a) Dificuldade de realizar ajustes posturais antecipatórios: os pacientes com Parkinson podem ter dificuldade em realizar os ajustes necessários para manter o equilíbrio antes de iniciar um movimento.
b) Anteriorização do centro de pressão dos pés devido à postura flexionada: a postura flexionada comum na doença de Parkinson pode levar a uma mudança no centro de pressão dos pés, o que contribui para a instabilidade postural.
d) Dificuldade de execução rápida de respostas posturais: a lentidão de movimentos característica da doença de Parkinson pode dificultar a execução rápida de respostas posturais, contribuindo para a instabilidade.
Portanto, o mecanismo causal da instabilidade postural na doença de Parkinson que NÃO está correto é o aumento da frequência de disparo das unidades motoras (opção c).
Na doença de Parkinson, a instabilidade postural é um dos sintomas característicos e pode ser causada por diversos fatores.
Dentre os mecanismos causais da instabilidade postural na doença de Parkinson, temos:
a) Dificuldade de realizar ajustes posturais antecipatórios: os pacientes com Parkinson podem ter dificuldade em realizar os ajustes necessários para manter o equilíbrio antes de iniciar um movimento.
b) Anteriorização do centro de pressão dos pés devido à postura flexionada: a postura flexionada comum na doença de Parkinson pode levar a uma mudança no centro de pressão dos pés, o que contribui para a instabilidade postural.
d) Dificuldade de execução rápida de respostas posturais: a lentidão de movimentos característica da doença de Parkinson pode dificultar a execução rápida de respostas posturais, contribuindo para a instabilidade.
Portanto, o mecanismo causal da instabilidade postural na doença de Parkinson que NÃO está correto é o aumento da frequência de disparo das unidades motoras (opção c).