Questões Administração Pública Administração Indireta

As fundações instituídas e mantidas pelo poder público integram a administração dire...

Responda: As fundações instituídas e mantidas pelo poder público integram a administração direta, enquanto as empresas públicas e de economia mista fazem parte da administração indireta.


Q218436 | Administração Pública, Administração Indireta, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à organização administrativa, julgue os itens que
se seguem.

As fundações instituídas e mantidas pelo poder público integram a administração direta, enquanto as empresas públicas e de economia mista fazem parte da administração indireta.

Usuário
Por Isabelle Pereira de Lima Bernardes em 28/01/2025 15:43:57
Questão ERRADA.

A afirmação apresenta um equívoco.

As **fundações instituídas e mantidas pelo poder público** não integram a administração direta, mas sim a **administração indireta**, ao lado das **autarquias**, **empresas públicas** e **sociedades de economia mista**. A administração direta é composta exclusivamente pelos entes federativos: **União, Estados, Distrito Federal e Municípios**.

Portanto, tanto as fundações quanto as empresas públicas e as sociedades de economia mista são da adm indireta
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 28/01/2025 16:57:23🎓 Equipe Gabarite
Nesta questão, o CESPE está abordando a organização administrativa, que é um tema importante dentro do estudo da Administração Pública.

De acordo com a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, as fundações instituídas e mantidas pelo poder público são consideradas integrantes da administração indireta, juntamente com as autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Portanto, a afirmativa apresentada no item está ERRADA, pois as fundações instituídas e mantidas pelo poder público fazem parte da administração indireta, e não da administração direta.

Administração direta : União, Estados, Distrito Federal e Territórios e Município.

Administração indireta: autarquias, fundações públicas (de direito público ou de direito privado), empresas públicas e sociedades de economia mista.

Gabarito: b) Errado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.