Questões Medicina Legal Genética Forense

A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene ...

Responda: A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais. Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma d...


Q219150 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A sexagem de restos mortais ou de manchas de sangue, lança mão da amplificação do gene da amelogenina, que se localiza nos cromossomos sexuais.
Normalmente o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino.
Em um teste de sexagem usando iniciadores da amelogenina, a partir de uma amostra de mancha de sangue, somente um alelo foi amplificado. Isso significa que:

David Castilho
Por David Castilho em 08/01/2025 01:16:56🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Quando somente um alelo é amplificado em um teste de sexagem utilizando iniciadores da amelogenina, isso significa que a amostra pertence a um indivíduo do sexo feminino. Isso ocorre porque o gene da amelogenina apresenta uma diferença de seis nucleotídeos entre homens e mulheres, sendo que o alelo masculino é maior que o feminino. Portanto, se apenas um alelo foi amplificado, significa que o alelo amplificado é o correspondente ao sexo feminino.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.