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O currículo escolar é um elemento fundamental para a discussão e elaboração de pers...

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Q219399 | Pedagogia, Pedagogo, TJ GO, FGV

O currículo escolar é um elemento fundamental para a discussão e elaboração de perspectivas, métodos e objetivos não apenas pedagógicos, mas, de diversas dimensões, a serem propostos pela comunidade escolar. Dessa forma, pode-se dizer que o currículo, juntamente com o Projeto Político Pedagógico da escola, são as estruturas que dão alma aos fazeres e experiências escolares.

O currículo, entretanto, não é apenas aquilo que é conscientemente planejado.

“Pode-se definir currículo oculto da escola como o conjunto de normas sociais, princípios e valores transmitidos tacitamente através do processo de escolarização. Não aparece explicitado nos planos educacionais, mas ocorre sistematicamente produzindo resultados não acadêmicos, embora igualmente significativos. Em certo sentido, representa a operacionalização - ainda que não declarada - da função social de controle que a escolarização exerce.” (VALLANCE, apud GIROUX, Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis, Vozes, 1986).

Dessa forma, poderia compor o que Vallence define como currículo oculto:

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 00:04:03🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O currículo oculto da escola, conforme definido por Vallance, consiste no conjunto de normas sociais, princípios e valores transmitidos tacitamente através do processo de escolarização, que não estão explicitados nos planos educacionais, mas que produzem resultados não acadêmicos, porém igualmente significativos.

No contexto apresentado, as práticas sexistas por parte dos alunos durante as atividades escolares seriam um exemplo do currículo oculto, pois representam valores e comportamentos que são transmitidos de forma implícita, mas que exercem influência sobre a socialização dos estudantes e suas interações no ambiente escolar.

É importante destacar que o currículo oculto pode reforçar estereótipos, preconceitos e desigualdades, impactando diretamente na formação dos alunos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Portanto, a alternativa correta que compõe o que Vallence define como currículo oculto é a letra c) as práticas sexistas por parte dos alunos durante as atividades escolares.
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