Questões Português Concordância e Regência

Assinale o único item correto:

Responda: Assinale o único item correto:


Q2212 | Português, Concordância e Regência

Assinale o único item correto:
Natália Gonçalves
Por Natália Gonçalves em 08/01/2024 15:27:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Letra C.

A letra C faz parte das expressões partitivas (uma parte de), logo, a concordância no plural ou singular é facultativa. E esse é o único item correto.

Correções:
A) Ainda restam poucas vagas na sala.
B) Faltam cinco dias para as férias.
D) Os Estados Unidos fabricam muitos carros.

O nome "Estados Unidos" está acompanhado de artigo "os" (um determinante), logo, o verbo também deve estar no plural.

Bons estudos!
carlos guedes
Por carlos guedes em 02/03/2012 12:00:08
Quando há expressão partitiva pronominal, no caso, uma parte, o verbo concordará obrigatoriamente
Usuário
Por Eliana Quaresma em 02/10/2014 15:15:08
Quando o sujeito é formado por expressões partitivas(uma parte de, a metade de...) o verbo poderá concordar, no singular, com o núcleo dessas expressões ou com o termo da expressão explicativa ou especificativa que as acompanha.
Usuário
Por Ana Lúcia Ferreira Reis Caetano em 25/04/2018 16:27:32
A questão está errada:
A C está correta. O verbo tanto pode concordar com a expressão uma parte( singular) ou com o determinante alunos (plural), ou seja poderia ser saiu ou sairam.
A letra D está errada. Estados Unidos é um nome próprio no plural, sem artigo fica no singular e com artigo o verbo concorda com o artigo, ou seja, no plural. A frase correta seria: Os Estados Unidos fabricam muitos carros.
Usuário
Por ANTONIO RAMOS PEREIRA em 12/04/2019 16:46:00
A alternativa correta é a letra E.

● Quando o sujeito for representado por nomes próprios de lugar ou títulos de obra:
- o verbo ficará no plural se o nome estiver precedido de artigo no plural.
Ex: Os Estados Unidos estão concedendo ajuda financeira aos países assolados pela seca.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.