Questões Direito Civil Direito das Obrigações

Em relação ao pagamento e ao inadimplemento das obrigações, analise as seguintes assert...

Responda: Em relação ao pagamento e ao inadimplemento das obrigações, analise as seguintes assertivas: I. Não havendo pena convencional e sendo provado que os juros de mora não cobrem o prejuízo, des...


Q224013 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Procurador do Estado, PGE RS, FUNDATEC

Em relação ao pagamento e ao inadimplemento das obrigações, analise as seguintes assertivas:

I. Não havendo pena convencional e sendo provado que os juros de mora não cobrem o prejuízo, descabe a fixação de indenização suplementar.
II. Observado o princípio da boa-fé, o pagamento reiterado feito em outro local permite presumir renúncia do credor em relação ao que tenha sido estabelecido no negócio jurídico.
III. Mesmo em caso de prestação obrigacional divisível, não pode o credor ser obrigado a receber de forma parcelada se assim não restou ajustado entre as partes.
IV. Em caso de inadimplemento de obrigações em contratos benéficos, respondem por simples culpa ambos os contratantes.

Quais estão corretas?
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 03:26:01🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Analisando as assertivas:

I. Correta. Conforme o artigo 416 do Código Civil Brasileiro, "Não havendo pena convencional, ou sendo esta manifestamente excessiva, pode o juiz reduzi-la equitativamente". Ou seja, se os juros de mora não cobrirem o prejuízo, não cabe a fixação de indenização suplementar.

II. Correta. De acordo com o artigo 320 do Código Civil, "Se, sem a ciência do devedor, o pagamento for feito em outro local, não se aplicam as normas do local do pagamento, mas sim as do lugar onde foi efetuado o pagamento". Assim, o pagamento reiterado em outro local pode levar à presunção de renúncia do credor em relação ao local estabelecido no negócio jurídico.

III. Correta. O artigo 257 do Código Civil estabelece que "A prestação de uma só das partes não autoriza a outra a receber a prestação que lhe é devida, ainda que ao credor, em razão de outra obrigação, seja lícito reter o pagamento". Portanto, mesmo em caso de prestação obrigacional divisível, o credor não pode ser obrigado a receber de forma parcelada se não foi ajustado entre as partes.

IV. Incorreta. Nos contratos benéficos, em caso de inadimplemento, a responsabilidade por simples culpa recai sobre o devedor, conforme o artigo 248 do Código Civil.

Dessa forma, as assertivas corretas são II e III.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.