
Por Marcos de Castro em 12/01/2025 21:31:53🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
O trecho apresentado destaca a importância da participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física, ressaltando os benefícios para o desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social.
Para garantir a inclusão e o desenvolvimento desses alunos, o professor de Educação Física deve adotar procedimentos específicos, como:
a) Analisar o grau e o tipo de limitação que o aluno apresenta, a fim de adaptar as atividades de acordo com suas necessidades.
b) Ser flexível, realizando as adaptações necessárias no plano gestual, nas regras das atividades, na utilização de materiais e do espaço para estimular o aluno.
c) Impedir que esse aluno participe, por exemplo, de jogos ou danças, por meio da criação de papeis específicos para sua atuação, tendo em vista que ele deve ser visto como algo ou alguém diferente. Esta opção está incorreta, pois a inclusão deve ser promovida sem criar barreiras ou limitações para a participação do aluno com necessidades especiais.
d) Favorecer a construção de uma atitude de respeito próprio por parte do portador de necessidades especiais e construir, a partir da convivência com ele, atitudes de solidariedade, respeito e aceitação.
e) Buscar uma atitude positiva diante das diferenças é algo que se construirá na convivência e dependerá da postura pedagógica afirmativa que o professor adotar nesta direção.
Portanto, a alternativa correta a ser excluída é a letra c), que vai contra os princípios de inclusão e respeito à diversidade.
O trecho apresentado destaca a importância da participação dos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física, ressaltando os benefícios para o desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social.
Para garantir a inclusão e o desenvolvimento desses alunos, o professor de Educação Física deve adotar procedimentos específicos, como:
a) Analisar o grau e o tipo de limitação que o aluno apresenta, a fim de adaptar as atividades de acordo com suas necessidades.
b) Ser flexível, realizando as adaptações necessárias no plano gestual, nas regras das atividades, na utilização de materiais e do espaço para estimular o aluno.
c) Impedir que esse aluno participe, por exemplo, de jogos ou danças, por meio da criação de papeis específicos para sua atuação, tendo em vista que ele deve ser visto como algo ou alguém diferente. Esta opção está incorreta, pois a inclusão deve ser promovida sem criar barreiras ou limitações para a participação do aluno com necessidades especiais.
d) Favorecer a construção de uma atitude de respeito próprio por parte do portador de necessidades especiais e construir, a partir da convivência com ele, atitudes de solidariedade, respeito e aceitação.
e) Buscar uma atitude positiva diante das diferenças é algo que se construirá na convivência e dependerá da postura pedagógica afirmativa que o professor adotar nesta direção.
Portanto, a alternativa correta a ser excluída é a letra c), que vai contra os princípios de inclusão e respeito à diversidade.